terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Parada Gay agrega punks, skinheads e grupos religiosos


Organizadores estimam que 4 milhões de pessoas compareceram ao evento (Lalo de Almeida/Folhapress)

Os 15 anos da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) foram festejados ontem (26) sob chuva. Segundo a organização do evento, 4 milhões de pessoas passaram pela Paulista. A PM não havia feito estimativa de público até à noite. Iniciada por volta das 13h30 com uma valsa, a Parada Gay foi marcada pelo apoio de grupos historicamente resistentes aos homossexuais. Com tema voltado à religião ("Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia''), o desfile incluiu um trio elétrico com fiéis católicos, evangélicos, anglicanos e umbandistas. 
Punks
 
Um grupo de cerca de 40 punks e skinheads, chamado Ação Antifascista, também participou da festa. No início do evento, eles chegaram a ser detidos pela polícia, mas foram liberados quando os policiais perceberam que a manifestação deles era a favor da diversidade. 
 
"O objetivo é desmistificar a ideia de que todo skinhead é homofóbico. A parada tem de servir de plataforma para reivindicações e não só para mostrar o orgulho de ser gay'', disse Danilo Henrique, 29, skinhead e homossexual. 
 
Igreja
 
Mas o evento também provocou polêmica ao utilizar santos católicos em uma campanha pelo uso de preservativos. Em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus junto com as mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha". O cardeal d. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, classificou a atitude como "infeliz, debochada e desrespeitosa".  
 
Furtos
 
No início da festa, um adolescente de 16 anos foi apreendido sob suspeita de participar de um arrastão com outros quatro jovens. 
 
Segundo testemunhas, eles teriam arrancado dos rostos dos participantes óculos de sol, avaliados em até R$ 1.500. Até as 18h, a Polícia Militar afirmou ter registrado três casos de furtos e três casos de apreensão de entorpecentes – cocaína e lança-perfume. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário